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O BOOM! do TikTok: social commerce, e a disseminação do Life Style das metrópoles asiáticas.

O TikTok é um dos mais populares aplicativos de rede social no mundo, mas apenas recentemente o Brasil tem começado à ouvir falar sobre ele, no cenário nacional, ferramentas mais antigas como o Facebook, Instagram, e Whatsapp são a norma do comportamento digital básico da maioria das pessoas.

Talvez o fato do TikTok estar ganhando mais visibilidade apenas recentemente, se deva ao fato do aplicativo ser de uma empresa chinesa, a StartUp mais valiosa do mundo, a ByteDance, uma empresa originalmente focada em desenvolvimento de inteligência artificial, machine learning e mineração de big data, que agora utiliza isso como o cérebro, espinha e base de funcionamento da rede social, e que pelo maior tempo de existência do TikTok, focou suas operações mais na Ásia do que no Ocidente, se mostrando para esse último com mais força apenas nos últimos anos (2018-).

Uma outra possível razão seja a resistência que muitos países do Ocidente, assim como os Estados Unidos, têm quando se trata de aplicativos asiáticos, ainda mais se a forma em que a rede social e sua produção de conteúdo foram pensadas estiverem fortemente ligadas à cultura e estilo de vida das sociedades asiáticas. E como o Estados Unidos demorou um pouco para assimilar e absorver a rede social em questão, o Brasil, que tende a seguir muitas das tendências de comportamento digital adotadas por eles, também só agora começa a perceber com maior impacto e alcance o fenômeno do TikTok.

O conteúdo do aplicativo consiste em usuários que gravam e editam vídeos que duram até 15 segundos, e que podem ser sobre covers de coreografias de danças, covers de canto, lip sync de músicas, sketches curtos de comédia (em sua maioria com temática de comédia romântica, tendência que começou e ainda é mantida em grande parte pelos usuários asiáticos), e as opções de edição para o vídeo e seu áudio são bem mais sofisticadas e diversas se comparadas com outras redes sociais.

A plataforma do TikTok também tem a colaboração entre os usuários como um grande carro-chefe, os usuários são encorajados a fazerem "duetos", ou seja, um vídeo em resposta/complementação ao vídeo de outra pessoa, e o mais interessante dessa função é a possibilidade de se criar uma cadeia de reações sem fim.

Outro grande atrativo dessa rede social é a falta de cyber bullies, diferentemente da maioria das redes sociais, a comunidade do TikTok tende a ser uma comunidade mais agradável, amigável e de mútuo apoio, fora isso, a rede social também é ad-free, ou seja, não possui anúncios sendo mostrados em sua interface. Por essas razões o New York Times elegeu o TikTok como sendo "a única rede social realmente agradável em existência no momento".

Página dos vídeos mais populares do momento do TikTok: https://www.tiktok.com/trending/?lang=pt_BR

O TikTok também é a rede social com maior engajamento de comunidade, e por causa dessa e de todas as outras características já citadas aqui, é possível afirmar que o TikTok possui um espaço enorme de crescimento para influenciadores digitais e tem um grande potencial para social commerce, por causa da relação da comunidade com os produtores de conteúdo e o formato viral dos conteúdos. É uma ótima plataforma para ganhar seguidores e gerar visibilidade à uma marca, projeto ou produto.

Enfim, tudo isso foi dito, para que eu pudesse finalmente falar do aspecto dessa rede social que mais me fascina, a forma como ela dissemina e nos permite analisar o life style das metrópoles asiáticas.

Oque eu quero dizer com isso ?

Bem, por meio dos vídeos do TikTok e suas tags, é possível perceber quais são os maiores interesses, tendências, formas de relacionamento entre as pessoas, a cultura e o estilo de vida delas nas metrópoles asiáticas, e ter uma idéia de cada um desses assuntos por faixa etária também.

Os sketches de comédia romântica e covers de dança são as duas vertentes de maior produção de conteúdo e de maior alcance dos usuários asiáticos, e por meio desses conteúdos que fácil e rapidamente viralizam, muitas tendências de moda urbana, estilo de vida e comportamento, antes limitadas por uma barreira geográfica agora são disseminadas por meio da rede social, o que pode fazer com que marcas e produtos originalmente apenas focados em um público local asiático, passe a ter compradores e seguidores de todos os outros lugares do mundo, e automaticamente se tornando assim concorrentes de outras marcas ocidentais, que antes muito provavelmente não tinham que se preocupar tanto com o que acontecia do outro lado do mundo.

O TikTok é uma ótima ferramenta para indicar a direção do futuro das comunidades digitais e do comércio como um todo, e é um gerador de tendências virais compulsivo por natureza ( seus algoritmos e objetivo enquanto plataforma).

Logo, se você gosta de estar bem informado sobre as últimas novidades, dê uma chance ao aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ss.android.ugc.trill&hl=en_US

https://apps.apple.com/pt/app/tiktok/id835599320

E se você se considera com talento para dança seja solo ou em grupo, curte muito kpop e quer ganhar roupas customizadas daqui do DaebakSpace de graça, nos mande mensagem, seja pelo chat aqui do website, ou nas mensagens do Instagram (@daebakspace) e Facebook (Daebak Space), nos dizendo que está afim de ajudar o Daebak Space a se promover na plataforma do TikTok.

Para cada cover de dança de kpop, cada integrante do grupo ou a pessoa individual, receberá roupas customizadas de graça com tema da música ou grupo em questão do qual fará o cover.

Muito Obrigada à todos que leram o artigo até aqui, e até a próxima !

Referência bibliográfica:

https://www.nytimes.com/2019/03/10/style/what-is-tik-tok.html

https://www.vox.com/culture/2018/12/10/18129126/tiktok-app-musically-meme-cringe

https://www.digitalcommerce360.com/2019/11/19/tiktok-tests-an-ecommerce-feature/


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