• DaebakSpace

Por quê o Kpop faz sucesso ? Super Humanos,aspirações e valores da new age.











Annyeong haseyo !

Hoje vim trazer uma proposta de reflexão positiva sobre o kpop. Afinal, quantos de vocês já não foram questionados, ou se perceberam pensando " ah mas o que que tem de tão especial no kpop ?" ou " porque você gosta tanto disso ? No que isso te acrescenta ? ", e aí eu vim trazer umas respostas pra essas perguntas partindo de uma perspectiva mais sociológica e psicológica.

Enfim...Let's Go !

"The World needs heroes" - Overwatch











Desde 10 anos atrás, com o começo do MCU e seu incrível sucesso, a indústria do entretenimento ao redor do mundo começou a perceber o quanto as pessoas estavam ávidas e sedentas por símbolos positivos ( super heróis/ super humanos), símbolos de superação e admiração.

Algo que permitisse as pessoas a se desestressarem, ganhar ânimo, encorajamento, esperança e que as fizesse sentir acolhidas.

Algo que lembrasse as pessoas de valores e caminhos que a sociedade poderia ter e seguir, como o futuro poderia ser bom e ainda cheio de novidades, que nem tudo já tinha sido feito.

Esse tipo de sentimento e necessidade partindo do público é fácil de entender se lembrarmos do cenário sócio-econômico e político do mundo nas últimas décadas.

Por exemplo, aqueles que fazem parte da geração Z (1995-2000) jamais souberam o que é viver em um mundo sem algum tipo de guerra, conflito ou crise.

Tendo em vista que desde o começo dos anos 90 a intervenção americana no Oriente Médio tem sido enorme e ainda está acontecendo, fora os conflitos de lugares como Ucrânia, Hong Kong, e aqui mesmo na América do Sul, além das crises financeiras de 2008, 2014 e a crise global do meio ambiente.

Anyway....eu mencionei tudo isso, somente para poder dizer que a Coréia do Sul percebeu esse cenário e esse público sedento por super humanos, antes mesmo da Marvel, ou da Blizzard, empresa que criou o jogo do Gif acima, que tem como slogan "The World needs heroes"-> "O mundo precisa de heróis".


Já estamos na terceira geração do Kpop, antes da Marvel lançar o Homen de ferro em 2008, grupos como TVXQ, Girls Generation e 2ne1, já estavam disseminando o Kpop globalmente, e depois de analisar os inúmeros conteúdos que diversos grupos produzem, eu lhes pergunto, vocês já perceberam como o Kpop sacia/responde todos os pontos que eu mencionei antes ?

Bem...Vamos lá ,

Símbolos positivos-> Existem inúmeras músicas de diferentes grupos e agências que focam em disseminar mensagens positivas, como por exemplo a música Breathe da Lee Hi e a Tomorrow do BTS.

Além de muitas vezes o conceito visual para os grupos e os MVs serem cores fortes e radiantes ou fofas e alegres.



Algo pelo qual aspirar a ser como-> Se você pausar sua sessão de maratona dos vídeos dos seus grupos favoritos e ir para a sessão de comentários é fácil achar pessoas dizendo " ah eu daria tudo pra ser igual à [nome do idol] ".

É comum acontecer de a personalidade, a aparência, ou o talento de um idol fazer os outros quererem ser que nem eles,ou se empoderarem por meio do exemplo deles.

Para desestressar, ganhar ânimo, encorajamento e esperança -> A parte de desestressar e ganhar ânimo é fácil de perceber se você simplesmente assitir qualquer vídeo de qualquer grupo On Crack (uma das melhores criações do youtube).

Mas, se for mesmo assistir, sugiro que veja os do grupo Mamamoo, é simplesmente o ápice do Crack na face da Terra.














Sobre encorajamento e esperança-> muitas vezes quando os fãs ganham conhecimento da história de vida e vida familiar dos idols e vêem como esses nunca se deixaram abalar por elas, os fãs encontram as forças e exemplos de que precisam para superar suas próprias questões. Pessoalmente, vejo na Tiffany do Girl's Generation, no J-Hope do BTS e na Wheein do Mamamoo grandes exemplos de superação. E além disso, a própria jornada árdua de Trainee de uma agência para Idol já serve de exemplo e inspiração para muita gente na maioria das vezes.


Algo que lhe faça sentir acolhido e aceito -> Bem... Todos sabemos que a Coréia do Sul não é nenhum paraíso da aceitação e diversidade, porém, grandes esforços vem sendo feitos para que isso mude, seja por parte das empresas e executivos que visam mais lucros e um mercado maior, ou seja por parte dos próprios artistas que buscam uma real mudança e oportunidade de auto-expressão.

Logo, temos alguns grupos como o antigo f(x) e o 2ne1, que trabalhavam essas questões, assim como o BTS e o Mamamoo atualmente também, e assim por causa desses grupos e suas músicas, muitas pessoas se sentem acolhidas e aceitas por estarem fora de algum padrão.

















Valores e caminhos que a sociedade pode vir a trilhar:

Quando olho para o Kpop, vejo que é um movimento que está criando, moldando, e vendendo o futuro. O futuro da moda, de interações e comportamentos (relacionamentos entre pessoas), da inovação, do marketing, da tecnologia, e do mercado de luxo/exclusividade.

É um movimento que se propõem o tempo todo à ditar as tendências ao invés de seguí-las.

A máquina de novidades -> Por essa questão mesmo de estar sempre ditando tendências e inovando é que a indústria do Kpop é uma máquina de conteúdos e novidades constante e agora com o grupo feminino BlackPink atingindo 1 bilhão de visualizações no YouTube além de muitas outras coisas, está bem visível o poder e alcance dessa máquina cultural.












Bem, para finalizar, quando alguém te perguntar porque você gosta de Kpop, ou o que ele te acrescenta, acredito que você possa mostrar esse post para a pessoa. E também, esse post foi uma homenagem e proposta de reflexão à como a indústria do entretenimento sul coreana foi visionária ao prever e projetar tudo isso.

Para aqueles interessados em saber mais sobre esse assunto, eu recomendo MUITO o livro: The Birth of Korean Cool - How one nation is changing the world through pop culture. A autora é Euny Hong, e o livro é baratinho se for como e-book na Amazon.













Anyway... Espero que tenham curtido o post, desculpa por ser tão longo gente, e por favor, me digam como se sentem à respeito desse assunto e o que acharam nos comentários.

Até a próxima !


12 visualizações

©2019 por Daebak Space. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now